COMO DEVO COMER ?

COMO DEVO COMER ?

Uma alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes: carboidratos ou açúcares, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.

COMO COMPOR UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA?

Incluindo em todas as refeições um alimento de cada grupo alimentar:

Energéticos

Fontes de Carboidratos: (Glicose): cereais, como arroz, milho, trigo, aveia, centeio, cevada e seus produtos (farinhas, pipoca, pão, macarrão, massas, biscoitos) e tubérculos como batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará, inhame.

Fontes de Gorduras: óleos vegetais, margarina, frutas oleaginosas, (amendoim, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas).
Construtores

Fontes de proteínas: carnes de boi, aves, peixes, frutos do mar, ovos, leite, queijos, iogurte, coalhada, leguminosas como feijões, lentilha, grão-de-bico e soja.
Reguladores

Fontes de vitaminas: sais minerais, fibras vegetais e água: verduras, legumes e frutas.

VEJA COMO COMPOR UMA REFEIÇÃO EQUILIBRADA:
Arroz = Energético
Feijão = Construtor
Frango Assado = Construtor
Salada de Alface, Tomate ou Pepino = Reguladores
Laranja = Regulador
Óleo para o preparo = Energético

DOIS ALIMENTOS DE CADA GRUPO

UM LANCHE OU PEQUENO-ALMOÇO

Leite = Construtor
Pão = Energético
Mamão = Regulador

UM ALIMENTO DE CADA GRUPO

O equilíbrio nas refeições garante boa nutrição e melhor controle da glicemia.

Fraccione os alimentos em várias pequenas refeições.

Insulinos-dependentes devem ajustar o horário e as quantidades de alimentos ao seu esquema de insulina.

Os não-insulino-dependentes devem fazer no mínimo 4 refeições diárias.

ISTO FACILITA O APROVEITAMENTO DOS NUTRIENTES E POSSIBILITA GLICEMIAS MENORES APÓS AS REFEIÇÕES.

ESTEJA ATENTO AO CONSUMO DESSES ALIMENTOS:

Fibras Vegetais: São nutrientes importantes para a saúde do aparelho digestivo e prevenção de algumas doenças como prisão de ventre, hemorróidas, gastrite, colite e mesmo os tumores do aparelho digestivo.
Colaboram para controlar os níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e de glicose, evitando glicemias muito altas.
Fibras macias são responsáveis pelo menor aproveitamento da glicose e das gorduras durante a digestão. Os alimentos que oferecem estas fibras são:

Leguminosas (feijões, ervilhas, lentilha, grão-de-bico e soja);

Cascas e bagaços de frutas;

Legumes e verdura;

Aveia e cevada

INCLUA ESTES ALIMENTOS EM SUAS REFEIÇÕES.

Gorduras e Colesterol: O alto consumo de gorduras favorece o aumento dos seus níveis no sangue e de doenças decorrentes disso.

REDUZA O CONSUMO DE GORDURAS EM GERAL.
Prepare os alimentos em óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim ou oliva.
Evite carnes gordas, embutidos, queijos gordos, creme de leite, maionese e manteiga. Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações do Diabetes.

Sódio: Largamente encontrado no sal de cozinha, alimentos industrializados e de origem animal, o sódio é um componente importante para o desenvolvimento da hipertensão arterial (pressão alta) e, portanto, deve ser consumido com moderação.

Reduza a adição de sal no preparo de alimentos.

Evite adicionar sal ao alimento já preparado. Tire o saleiro da mesa.

Evite temperos e molhos industrializados, que contenham sal como conservante. O mesmo é válido para os alimentos em conserva.

Prefira temperos e alimentos frescos e congelados. Abuse de ervas aromáticas, alho, cebola e cheiro verde.

Alguns adoçantes à base de sacarina e ciclamato contêm alto teor de sódio. Não abuse do adoçante e de outros produtos dietéticos.

Se não houver qualquer outro problema de saúde, associado à diabetes, não será necessário o uso de sal hipossódico ou dietético.

Açucares (refinado, cristal e mascavo), mel, doces, refrigerantes contribuem de forma acentuada para o descontrolo da glicemia. O ideal é evitar esses alimentos.

O álcool também contribui para o descontrolo da glicemia.

Produtos dietéticos devem ser consumidos sob orientação do nutricionista ou médico.

Verifique na embalagem se o produto é indicado para diabéticos.

Fonte: NovoNordisk

Alunos do 7º A

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